Copyright © Jovens Leitores Que Escrevem
Design by Dzignine
quarta-feira, 16 de outubro de 2013

:: Setembro um mês de missões ::

     Caros Jovens Leitores,

Já sabemos que vocês têm escrito maravilhosas resenhas dos livros que leem. Nesta edição apresentaremos os jovens leitores que pintam, dançam, compõem, escrevem poemas e textos sobre os mais variados temas.
Na verdade o que os distanciam de uma gama de jovens de idade similar é a atitude de se colocarem em condição de disponibilidade produtiva. O protagonismo juvenil está em marcha em vossas vidas.
Ser protagonista é ser sujeito da construção de sua história. É fugir da onda que carrega e “surfá-la” com ou sem propriedade, mas sem se deixar levar.  O jovem protagonista é autor e ator de sua vida, não se deixa devastar, não se permite desistir dos sonhos. Luta, resiste e afasta de si o desânimo e a descrença.







Os jovens protagonistas desenham e pintam seus sonhos.
Semeiam a esperança de dias melhores e colhem com responsabilidade seus frutos.




O protagonismo implica em expressar sentimentos através da arte, da poesia e da música. Os jovens não podem se furtar da capacidade de criação que está sempre à flor da pele. Administrar sentimentos e sentidos. Cada um possui uma forma especial de ser e fazer-se jovem.

Por: Profª Claudete R. Oliveira







Letras de músicas apresentadas pelas estudantes no FACE – Festival da Canção Estudantil.


Se não fosse você      Maila Pereira Silva  -   7º C  

Deus,
se não fosse você o que seria eu?
de joelhos agradeço por tudo que me deu.

Se não fosse você, eu não poderia entender o que o mundo é para mim.
se não fosse você, eu não saberia separar o bom do ruim.
se não fosse você, o inimigo teria preparado uma cilada para mim.
_________________________________________________________________________________

Mãe querida                  Regiane Batista dos Santos - 1º B   


Mãe eu não acredito que a senhora se foi
e me deixou aqui sozinha.
minha querida era quase madrugada
quando perdi a minha amada
e como pode acontecer
eu juro que a amo e de repente
em um minuto eu vi o mundo estremecer
pois já estava sem você
mãe eu juro que te amo mais que tudo na minha vida
e não importa onde a senhora esteja vou te amar,
porque tu és minha querida.
foi a senhora quem me criou
me ensinou o que é o amor
 pois já não dá pra esquecer
mãe juro que amo você

Oh! minha mãe, minha querida
não te esqueço pro resto da minha vida
sem teu amor eu não sei mais viver
mas tentarei,  amando você

_________________________________________________________________________________

Amor de um olhar                  Stefani Santos Silva - 8º B  


Eu tive um grande amor
que não soube me dar valor
uma canção agora eu escrevi
pra esquecer daqueles pesadelos que eu vivi.

Sobre um amor, que era tão forte assim
e que me enganou tanto que sofri.

Eu nunca pensei que pudesse ser assim
só com um olhar ele me tirou de mim
baixinho, sussurrando pertinho de mim baixinho olhando
ele me tirou de mim
tirou de mim...

uma canção pensei em fazer
para expressar todos os meus sentimentos
uma chance você me pediu
para vivermos esse amor doentio
agora ficou por ai, pensando meu Deus o que será de mim
sem esse amor...

______________________________________________________________________________

Minha canção                Káren Araújo     -    1º B   


Estou aqui, só pra te dizer o quanto sou feliz com você
estou aqui apenas pra cantar
e declarar meu amor.

Sei que não estou só
pois sempre está comigo aqui
no meu coração
sinto que já não consigo mais
viver sem o teu amor, sem ti
pois tu és minha canção.

Deus eu te amo, pai eu te quero
amor eu preciso de ti


Preciso de você                     Maryane Santos Leão  -   1º D


Ontem sonhei com você
decidir te procurar
isso é mais forte que eu
não dá pra me controlar...

À vezes o coração
toma outra direção
fazendo a gente se machucar
mas eu já decidir e vou até o fim
preciso tanto te encontrar

Vou gritar, pra todo mundo ouvir
preciso de você, aqui perto de mim
não importa e venha o que vier
o nosso amor é forte
e nos mantem de pé....





Pensar sobre o melhor caminho a seguir, a melhor decisão a tomar. Qual a melhor estratégia? O protagonismo juvenil exige posicionamento “bem trabalhado na estratégia e na confiança”. Afinal, a distração nos tira do jogo e nos coloca em “xeque”.









Profusão de criação.
Liberar a criatividade é também, para o jovem protagonista, se indignar e atuar politicamente em sua realidade, em seu meio físico e contextual.
O jovem é capaz de enxergar longe e precisa estar voltado para o horizonte, para o futuro!
Debater, apresentar soluções, participar das decisões. Vivenciar!










Nossos Jovens Leitores estão diversificando atividades para irem cada vez mais longe!
Por: Profª Claudete R. Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário