Copyright © Jovens Leitores Que Escrevem
Design by Dzignine
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

:: Resenha: Menino Passarinho ::


Título: Menino Passarinho

Autor: Sueli Maria de Regino

Resenha:

Este livro conta a história de menino que vivia como um passarinho. Ele não tinha casa e nem família. Morava em um pasto de galinha e o dono o batia muito. O livro traz a ideia de abandono e das dores que envolvem o menino passarinho.
Ler este livro é mergulhar num mundo de buscas e perguntas sobre a solidariedade.

Resenhista: Gabriel Ferreira – 8° ano C

12 comentários:

  1. ESSE LIVRO CONTA A ESTÓRIA DE UMA PROFESSORA CHAMADA MARIANA, QUE TINHA 19 ANOS E FOI NOMEADA PARA SEU PRIMEIRO EMPREGO COMO PROFESSORA NA ESCOLA RURAL, ELA SABIA QUE NAO SERIA FÁCIL PQ TERIA QUE LIMPAR A SALA E FAZER A MERENDA PARA OS ALUNOS. ELA MORAVA COM O PAI E A MÃE JÁ HAVIA FALECIDO. PARA IR A ESCOLA RURAL PEGAVA O ÔNIBUS E DESCIA APÓS O POSTODE GASOLINA. Na terceira semana de aulas a escola foi assaltada e roubaram o fogão, os cadernos e a merenda escolar, ela ficou muito triste pq sabia que a merenda era a primeira alimentação do dia para muitos alunos que viviam em um assentamento dos sem terra, em barracas de lona. Seus alunos eram muito pobres. Naquele dia não houve aula, e voltando para o ponto de ônibus ela avistou seu aluno Curió, ele havia subido na torre que sustentava a caixa de água do posto e alçou vôo, foi salvo pelos caminhoneiros que estenderam uma lona e o salvaram. Curió nao falava, tinha problemas de linguagem, ele trinava como os pássaros, era órfão, perdera a mãe e acreditava que ela tinha virado um passarinho. Curió trabalhava no posto lavando banheiro e louças em trocade restos do jantar dos caminhoneiros. Sempre dormia na borracharia dentro de um pneu de caminhao, perdeu a conta das surras que levou do borracheiro. A professora passou a dar aulas sem livros, e a comunidade local doava a merenda até que a Secretaria da Educação enviasse mais merendas. A professora se interessou por Curió e foi até a borracharia e lá ficou sabendo da situação do menino, ao sair encontrou uma embalagem vazia suja de graxa no lixo, era uma embalagem da merenda que havia sido roubada na escola, foi a pista para que o delegado descobrisse que o borracheiro era o autor dos roubos na escola e foi averiguar. O borracheiro bebeu e nervoso achou que Curió havia falado algo, espancou o menino que quase morreu, o borracheiro fugiu. No hospital Curió tinha a professora Mariane ao seu lado, e o pai dela Vicente que gostava da aviação prometeu ao menino um vôo para o animar, também acolheram o menino, Curió passou a ter um lar e esperança de uma vida melhor, ao voar com seu Vicente soltou um grito de menino, um grito de alegria. FIM

    ResponderExcluir
  2. Quais são os personagens do livro

    ResponderExcluir
  3. Em relação à escolha do título do livro “O Menino passarinho”, marque a alternativa que justifica a sua escolha. A autora escolheu esse título porque

    .

    O hobby, ou seja, o passatempo de Curió, personagem principal da história, era caçar pássaros para mantê-los como animais de estimação.
    A personagem principal chegava a acordar no meio da noite para caçar pássaros noturnos.
    O menino chega a subir em uma torre de água de 7 metros e a se jogar de lá, na tentativa de prender um pássaro colorido que passava por lá.
    Curió, uma das personagens principais, gostava de imitar passarinho como, por exemplo, o canto deles
    Curió, protagonista, ou seja, personagem principal, comercializava pássaros que estavam em extinção como, por exemplo, o bem-te-vi que viu e o avisou sobre o roubo da escola.

    ResponderExcluir
  4. Qual é o tempo do livro o menino passarinho

    ResponderExcluir