Copyright © Jovens Leitores Que Escrevem
Design by Dzignine
domingo, 17 de março de 2013

:: Resenha - Para uma menina com uma flor ::


Livro: Para Uma Menina Com Uma Flor

Autor: Vinícius de Moraes

Resenha:

Talvez você espere encontrar uma história romântica, lírica. Mas, são crônicas capazes de seduzir os jovens leitores. São crônicas muito interessantes como: Conto rápido, A mulher e a sombra, Conto Carioca, História triste, etc. 

Resenhista: Taís Oliveira – 2º D


PS.: Vinícius foi um poeta singular e um cronista perspicaz que manteve uma coluna no jornal diário “Última Hora”. O livro é uma coletânea destas crônicas, escritas desde 1941 até 1966 para o diário. O livro está dividido em dois blocos que reúnem poesias de dois períodos: de 1941 a 1953 e 1964 a 1966.  
O primeiro período tem o texto “Inocência” como abertura e “Susana, flor de agosto” como fechamento. O segundo período é aberto pela crônica “Para uma menina com uma flor” e termina “Iemanjá do Céu”.
Na crônica “Para uma menina com uma flor” ele inicia dizendo: “Porque você é uma menina com uma flor e tem uma voz que não sai, eu lhe prometo amor eterno, salvo se você bater  pino, que aliás você não vai nunca porque você acorda tarde, tem um ar recuado e gosta de brigadeiro: quero dizer, o doce feito com leite condensado...
[...] E porque você é uma menina com uma flor, eu lhe predigo muitos anos de felicidade, pelo menos até eu ficar velho [...] Um primor da literatura brasileira, dedicada a Nelita, sua esposa naquele momento. Um livro de crônicas lindas, sensíveis como só Vinícius sabia ser.

Comentários: Profª Claudete R. Oliveira

3 comentários:

  1. n gostei desse livro e muito complicado n entendi nada.

    ResponderExcluir
  2. num entendi nada deste livro. complicado de mais

    ResponderExcluir
  3. Li uma vez e não consegui entender, quando compreendi o contexto histórico em que as crônicas foram escritas consegui entender o livro, que por sinal é muito bem escrito.

    ResponderExcluir