Copyright © Jovens Leitores Que Escrevem
Design by Dzignine
domingo, 17 de março de 2013

:: Jovens Leitores Que Escrevem ::

Caros Jovens Leitores,

Vivemos tempos de turbilhões de emoções à flor da pele, de indecisões e de pensamentos fugazes. Tudo é tão veloz! Tão inconstante! 
Curioso como tudo que escrevi no primeiro parágrafo lembra uma palavra que amo e que está sempre presente em minha vida: JUVENTUDE! E esta palavra traz em seu bojo tanta vida!

Sociólogos têm debruçado seus estudos sobre os tempos atuais, da Modernidade, da velocidade e da liquidez das relações. No entanto, muitas características da Modernidade lembram os tempos da adolescência, da juventude, quando o tempo não tem limitações do relógio, quando o que parece tão real e provável agora, em pouco tempo ganha dimensões de incerteza e improbabilidade. Quando li o livro Modernidade Líquida de Zigmunt Bauman, não consegui deixar de fazer uma analogia aos significados que a palavra JUVENTUDE me remete. Ao que tudo indica Modernidade e Juventude estão entrelaçadas, são indissociáveis. O EU no mundo, o mundo em MIM! Bauman trata, neste livro das mudanças e da transitoriedade das relações. Ele utiliza a metáfora da liquidez para falar deste tempo de incertezas em que as liberdades civis estão mais afloradas e tudo o que lembra a tradição está sendo posto em cheque. As relações entre os jovens que, de modo geral, apresentam flexibilidade em sua atuação diante das diversas situações vividas.  

Enquanto no tradicional há, segundo Bauman, a sólido, o rígido e o imutável, na Modernidade há o maleável, o líquido, a transitoriedade, a incerteza, tudo é maleável, tudo fui! Bauman escreveu  uma saga sobre a Modernidade: Modernidade Líquida, que me referi neste texto, Amor Líquido, Medo Líquido e Vida Líquida. A liquidez a que se refere Bauman está diretamente ligada aos avanços tecnológicos da Modernidade. Tecnologias estas que estão tão presentes em nossas vidas e que os adolescentes e jovens têm nas mãos cotidianamente. São estas tecnologias que estão nos proporcionando a possibilidade de estarmos cada vez mais conectados uns com os outros. Nosso Blog (http://jovensqueescrevem.blogspot.com) tem dado solidez ao Projeto Jovens Leitores, mas não tem sido o suficientemente acessado para nos colocar numa situação de interconectividade. A Modernidade exige que estejamos em rede.

Por: Profª Claudete R. Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário